Desenvolvido pela Multicom - Agência Digital

Plataforma orgulhosamente criada pela Wix.com

Receba nossas atualizações

  • Moisés Mauro D. Aquino

Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Lorena iniciou



Conforme as informações obtidas nas redes de comunicação da Prefeitura Municipal de Lorena, o município começou a fazer parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, devido o grande avanço do sarampo no país, assim sendo a vacina está disponível em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, no período das 7h30 às 16h30. A campanha será de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente) e acontecerá em duas etapas, entre os dias 07/10 e 30/11.

No município de Lorena a vacina está disponível em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, no período das 7h30 às 16h30. A campanha será de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente) e acontecerá em duas etapas, entre os dias 07/10 e 30/11.

A primeira etapa teve início no dia 07 de outubro (segunda-feira), e vai até o dia 25 do mesmo mês. O público-alvo são todas as crianças não vacinadas de seis meses aos menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia “D” (sábado) de mobilização nacional será 19/10, das 8 às 16:30 h, em todos os postos de saúde do município.


A segunda etapa é de 18/11 a 30/11/2019, será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia “D” (sábado), de mobilização nacional, será 30/11, das 8 às 16:30 h, em todos os postos de saúde do município.

Nesta campanha, os pais e responsáveis são essenciais no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação e CPF ou cartão SUS para avaliação e registro.


Vale lembrar que o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 


Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos;nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.