- Moisés Mauro D. Aquino
Embraer e Unesp fazem parceria para viabilizar 40 mil testes de Covid-19

Uma parceria firmada entre Embraer e Unesp irá viabilizar 40 mil testes de diagnóstico da Covid-19 em cidades do interior de São Paulo.
Os testes serão distribuídos nas regiões de São José dos Campos, Araraquara e Botucatu, locais onde a Embraer possui fábricas.
O acordo funciona da seguinte maneira: a Embraer irá investir R$ 4 milhões na compra dos testes, que serão direcionadas às prefeituras dos municípios. Os testes serão realizados em pessoas com suspeita do Covid-19 e enviados à Unesp para execução dos exames.
"As cidades próximas aos escritórios e fábricas da Embraer terão acesso por meio das prefeituras. A pessoa que foi internada, por exemplo, está com todos os sintomas. Esse exame será coletado, enviado para nossa laboratório, que dará a resposta. O exame tem precisão de 99%", explica Carlos Graeff, pró-reitor de pesquisas da Unesp.
O laboratório já está credenciado junto à Secretaria Estadual de Saúde. Ou seja, não será necessária uma contraprova. O resultado ficará pronto em até 16 horas após o recebimento das amostras pelo laboratório.
O objetivo da iniciativa voluntária é unir esforços para ajudar a acelerar o diagnóstico de pacientes com sintomas compatíveis com a doença, nesse momento de crise de saúde pública.
O número de exames enviados para cada região levou em conta a população de cada município. Serão 20 mil para São José dos Campos, 15 mil para Araraquara e 5 mil para Botucatu. Até 20% das análises será dedicada, se necessário, aos funcionários da Embraer que apresentarem sintomas.
Fonte: G1 - Vale do Paraíba